Conheça sobre a maior competição de robótica para estudantes de todo o Brasil, a Olimpíada Brasileira de Robotica OBR
A tecnologia está evoluindo rapidamente e impactando fortemente a maneira como vivemos, portanto aprender tecnologias hoje é como aprender a ler e escrever a 100 anos atrás, serve para qualquer profissão, pois a tecnologia está invadindo todas as profissões, com robôs, bots, programas, que automatizam processos e funções. Como pais e educadores, é fundamental prepararmos nossos filhos para essas mudanças, e olha só, não temos muito tempo, hein. Por isso, um pecado é cobrar dos nossos filhos que sigam o caminho que estudantes seguiam a 20 anos atrás. Uma maneira incrível de fazer isso é através da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), uma competição empolgante que ajuda os jovens a desenvolver habilidades essenciais para o século XXI.
A OBR é uma competição nacional que reúne estudantes de todos os estados do Brasil para explorar o emocionante mundo da robótica. A organização da OBR está estruturada de modo a permitir sua difusão pelos estados brasileiros. É constituída por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil, que atuam voluntariamente com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
Aprendizado Interdisciplinar: A robótica envolve conhecimentos de matemática, ciência, engenharia e programação, proporcionando uma educação interdisciplinar enriquecedora.
Habilidades do Século XXI: Os participantes da OBR desenvolvem habilidades como resolução de problemas, trabalho em equipe, pensamento crítico e criatividade, que são essenciais para o futuro.
Preparação para Carreiras Tecnológicas: A competição expõe os jovens ao campo da tecnologia e pode inspirá-los a seguir carreiras em STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
Escolas, pais e até equipes de garagem, podem se inscrever para participar dessa Olimpíada. Contudo é importante ressaltar que além da Prova Teórica, é possível participar também da Prova Prática, que por sinal é a mais empolgante para as equipes, afinal quer forma melhor de aprender do que colocar a mão na massa.
Competição: A prova prática, ocorre em várias etapas, desde a regional até a nacional. Os vencedores de cada etapa avançam para a próxima. E no próximo mês de Outubro, acontecerá entre os dias 02 e 12, em Salvador, a etapa Nacional, além de receber também a Robocup Brasil com outras provas e competições.
Aprendizado Contínuo: Mesmo que sua equipe não vença, a participação na OBR é uma oportunidade valiosa de aprendizado. Pois além de aprender fazendo, ser uma das melhores formas de aprender, o conhecimento é o maior prêmio que se pode adquirir.
Nossos fundadores, são entusiastas e incentivadores dessas iniciativas no Brasil e no Mundo, inclusive o Professor Fagner já participou de várias etapas da OBR entre 2012 e 2020, liderando times de robótica no estado de São Paulo. Já o Professor Jhow, também marcou presença na Prova Prática como competidor, recebendo certificados e premiações. E claro trazendo para a Robottime toda essa cultura e mentalidade de aprender na prática para alcançar assinantes e alunos no Brasil todo, de modo que possam aprender fazendo, desenvolvendo as habilidades tão importantes para o futuro, como resolução de problemas e criatividade.
Conheça mais sobre nossos kits e desafios de robótica em:
https://box.robottime.com.br
Acesse nosso instagram: @robottimerobotica
Saiba mais sobre a OBR:
https://www.obr.org.br/
Para conhecer mais os Kits da Robottime Box, acesse no site.
Compartilhe