Jonatas se apaixonou por este universo e percebeu que robótica não era apenas algo ligado à criação de robôs.
Fazer diversas perguntas, desmontar brinquedos, ser super curioso para saber como as coisas funcionam e criar novas engenhocas são coisas que fazem parte e marcam a infância de diversas crianças. Portanto, estas simples ações podem indicar aos pais desde a infância que aquela criança pode vir a ter um grande interesse por assuntos relacionados a invenções, engenharia, tecnologia, manutenção, etc. Com o co-fundador da Robottime, Jonatas Silva, foi exatamente assim! Seus pais logo perceberam toda esta curiosidade e desde cedo o incentivaram através de cursos e experiências que pudessem direcioná-lo para uma futura decisão profissional.
Jonatas relata: “Ganhar um novo brinquedo ou saber que eu ia poder desmontar um eletrodoméstico, para mim, era quase a mesma coisa, pois ambos iriam servir como materiais para novas brincadeiras e invenções”.
Então, ainda criança, teve a oportunidade de iniciar a sua trajetória na robótica através da escola que estudava, o SESI na cidade de Valinhos-SP. O co-fundador da Robottime Fagner Diniz, na época professor de robótica da escola, relata que os olhos do pequeno Jonatas começaram a brilhar quando Fagner entrou na sala de aula para explicar o que era robótica, seus benefícios e anunciar que o processo seletivo da equipe de robótica da escola estava aberto. Por isso, Jonatas confessa que ouvindo o Fagner naquele dia conseguiu enxergar tudo o que mais sonhava como criança: criar, construir e programar as próprias invenções.
Assim como uma vaga de emprego, para participar da equipe de robótica da escola era necessário ser aprovado em um processo seletivo com diversas etapas, envolvendo redação, dinâmicas em grupo, apresentação de um projeto de pesquisa e consulta ao desempenho escolar. Foi então, que nesse momento, Jonatas, com 12 anos, foi aprovado, e durante 8 anos participou como competidor de diversos torneios de robótica e em diferentes categorias, incluindo um torneio internacional em Joanesburgo na África do Sul, assim como nas fotos a seguir.
Nesta trajetória foi onde se apaixonou por este universo e percebeu que robótica não era apenas algo ligado à criação de robôs, mas sim, por exemplo projetos que durante o seu desenvolvimento colaboram imensamente e de maneira divertida e eficaz com o desenvolvimento pessoal das crianças em diversas áreas, como por exemplo: Desenvolvimento da criatividade, raciocínio lógico, capacidade de resolução de problemas, capacidade de ser autodidata em determinados assuntos, etc..
Após concluir o ensino fundamental e influenciado pela experiência que vinha tendo nas equipes de robótica, ingressou no curso técnico de eletrônica, e durante sua formação teve a oportunidade de estagiar em uma escola de robótica como instrutor e ser efetivado após concluir o curso. Nesta escola de robótica, durante a sua convivência diária com as crianças pode perceber que todos os benefícios que a robótica trouxe a ele também estavam sendo levados a outras crianças através da mesma fonte: projetos de robótica. Teve a oportunidade também de participar de um projeto social com o objetivo de levar a robótica para a comunidade de baixa renda, onde as percepções relacionadas à robótica se confirmaram ainda mais. Atualmente está no sétimo semestre do curso de engenharia elétrica e participa ativamente como voluntário em diversas competições de robótica pelo Brasil.
Pensando em todos os benefícios que a robótica tem para levar aos pequenos e com todos os anos de experiência no assunto, Fagner e Jonatas consideram que a robótica deve estar acessível para todos, independente da escola ou da possibilidade de os pais levarem a criança até uma instituição de ensino focada em robótica, e por isso fundaram o clube de assinaturas Robottime, que entrega kits de robótica em todas as regiões do Brasil. Assim, as crianças assinantes não precisam mais desmontar brinquedos e eletrodomésticos para ver o que tem dentro, aliás, recebem um material com todos os recursos necessários para a atividade e com diversas curiosidades e ensinamentos sobre o assunto.
Para conhecer mais os Kits da Robottime Box, acesse no site.
Compartilhe